FANDOM


200px-SNK PLAMORE LOGO
SNK Playmore (antiga SNK) é uma empresa japonesa de videogames. SNK é um acrônimo para Shin Nihon Kikaku, ou "Projeto Novo Japão". A empresa foi fundada em Osaka em julho de 1978 por Eikichi Kawasaki com o propósito de criar e produzir programas eletrônicos e componentes de informática para uma série de usos. Seu produto mais famoso é o sistema de jogos arcade e doméstico Neo-Geo e várias das séries de jogos para ele como Metal Slug, Samurai Shodown, Fatal Fury, Art of Fighting e The King of Fighters.        

História da SNKEditar

A SNK respondeu por grandes êxitos na década de 1980, como Vanguard, P.O.W. e o famoso Ikari Warriors. As versões caseiras para os videogames da época saíram logo depois, devido ao grande êxito.

A SNK sempre visou à inovação. Na época do auge dos videogames caseiros, a prioridade da SNK ainda era inovar nos arcades, e foi assim que ela criou a placa chamada MVS (Multi Video System).

Esta placa funcionava como os videogames da época: jogos em cartuchos. Ela vinha com uma placa aclopada (o cartucho) e, trocando-se esta placa, trocava-se o jogo, diferindo dos arcades convencionais da época, em que somente se podia alterar o jogo trocando-se a máquina inteira. Outra dádiva que a MVS fornecia para o proprietário na época era o poder de aclopar até 4 jogos na placa, mudando-os quando bem entendesse mediante um interruptor no interior do gabinete. Esta foi uma boa tática da SNK, pois o proprietário poderia diferenciar os jogos para seus clientes a seu bel prazer.

A MVS tem 2 processadores: O Motorola-68000 de 16 bits e o Z-80 de 8 bits. Estes chips, apesar de muito poderosos, eram baratos para a época, e a criação de jogos baseada nas instruções de ambos os processadores era de fácil programação. Outro ponto positivo é que estes processadores eram conhecidos pelas empresas produtoras de jogos, pois eles já haviam aparecido em outros arcades e consoles da época justamente pela facilidade de produção.

A MVS tinha um poderoso processador gráfico. 330 Megabits foi como um slogan por aparecer em todos os jogos que usavam esta placa. A MVS era a placa mais poderosa para processamento de vídeo da época. Enquanto os videogames caseiros tinham 16 Megabits de memória, a MVS tinha 330 Megabits. Ou seja, enquanto os videogames caseiros podiam produzir 64 cores e 80 sprites, a MVS conseguia a proeza de 4096 cores e 380 sprites.

Devido ao êxito obtido na época com a MVS, a SNK resolveu dar mais um grande passo, criando o Neo Geo. O Neo Geo funcionava exatamente igual à MVS: dentro do videogame, apenas os processadores. Todo o resto estava dentro do cartucho. Isto resultou em um fato curioso, que acabou se tornando uma peculiaridade do Neo Geo: o cartucho era quase do mesmo tamanho que o videogame! Cada controle também era do tamanho do próprio console, e desenhado para se parecer com um controle de arcade, com uma "manivela" e quatro grandes botões, ao contrário dos botões direcionais e delicados dos consoles da época. Ele tinha 2 processadores, um de 16 bits, e o outro de 8 bits; porém, o Neo Geo tinha um defeito grave: era muito caro.

Depois que a Capcom inovou lançando o Street Fighter II, tendo um êxito estrondoso, a SNK entrou na mesma linha de jogos, intitulados Fighting Games, criando muitos de êxito: Art of Fighting, Fatal Fury, Samurai Shodown, The King of Fighters e outros menos conhecidos. Mas a SNK também foi um marco importante para a inovação dos jogos de luta, aprimorando os sistemas, criando barras de golpes fortes, onde se precisa enchê-la toda para se fazer um super golpe, dentre outros.

A partir daí, a SNK começou a vender muito bem. Uma nota para se ressaltar era que o Neo Geo, juntamente com o Turbo Grafx, apresentavam o recurso de memory card, mostrando como a SNK se preocupava com inovação. Com este recurso, o jogador poderia levar seu progresso para os arcades e continuar o seu jogo de onde parou. Isso, já naquela época. Este era o poder da SNK. [editar] Subsidiárias e empresas relacionadas

Neo Geo do Brasil antiga subsidiária brasileira, chegou a vender o console Neo-Geo CD, funcionou entre os anos de 1993 e 1998.

SNK Playmore H.K. Co., Ltd. é responsável pelo licenciamento de personagens, assim como a venda dos aparelhos e jogos para a Ásia (com exceção do Japão e da Coreia do Sul).

SNK Playmore USA Corporation é responsável pela venda dos jogos nas Américas.              

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.